Economia
Melhora histórica no emprego, renda e desigualdade, diz Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quinta-feira, 4, que os indicadores recentes confirmam a melhora significativa da economia brasileira nos últimos anos, incluindo o controle eficaz dos preços. “A inflação em quatro anos será a mais baixa de toda a história do Brasil”, afirmou.
Durante a 6ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (CDESS), ressaltou que o governo conseguiu equilibrar a redução da inflação com a queda do desemprego, caracterizando essa conquista como “o melhor dos dois mundos”.
Haddad disse que, até o final do mandato, a taxa média de desemprego deverá ser a menor em quatro anos desde o começo da série histórica, estimada em 6,6%.
Ele explicou que esse resultado é fruto de um mercado de trabalho mais dinâmico, com redução da informalidade e da subutilização da força de trabalho, que na margem está em 5,4%.
O ministro enfatizou que o rendimento médio real dos trabalhadores alcançou o maior patamar já registrado, com a média salarial no Brasil atingindo R$ 3.507. Essa evolução reflete tanto a expansão do emprego formal quanto a política de valorização do salário mínimo. Além disso, destacou-se a queda da desigualdade social e a diminuição da subnutrição no país.
Haddad também mencionou que o percentual de jovens que não estudam nem trabalham atingiu o menor nível já registrado, situando-se em 21,2%. “Embora ainda alto, é o menor índice da série histórica”, concluiu.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login