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Aeromóvel de Guarulhos inicia operação com trabalhadores do aeroporto
O Aeromóvel de Guarulhos, que conecta a linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos terminais de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, iniciou suas operações com passageiros convidados na quarta-feira, dia 3 de dezembro.
Inicialmente, os passageiros são funcionários do próprio aeroporto. Desde 1º de outubro, o sistema vinha funcionando em modo simulado, sem passageiros, por cerca de oito horas diárias, conforme informado pelo Consórcio AeroGru, responsável pelo projeto.
O consórcio assegura que o sistema foi submetido a mais de 15 mil testes de desempenho e segurança, estando completamente funcional. Após a conclusão das etapas finais de certificação e o período inicial com passageiros convidados, o Aeromóvel terá sua capacidade ampliada progressivamente até alcançar a operação plena.
De acordo com o Consórcio AeroGru, a entrada em operação está sendo realizada de forma gradual, seguindo as orientações da entidade certificadora e as melhores práticas internacionais para sistemas automatizados de transporte de passageiros em aeroportos de grande porte. Esse processo garante que todas as etapas sejam monitoradas e ajustadas de modo seguro, progressivo e controlado antes do início completo das operações.
Funcionamento do Aeromóvel de Guarulhos
Atualmente, o transporte entre a Estação Aeroporto-Guarulhos da linha 13-Jade da CPTM e os terminais do aeroporto é feito por ônibus gratuitos, que levam cerca de dez minutos até o terminal mais próximo. Esse trajeto obriga os passageiros a utilizarem escadas rolantes, frequentemente carregando bagagens.
Com o Aeromóvel, haverá uma estação em cada terminal de embarque do aeroporto, reduzindo o tempo de viagem para aproximadamente seis minutos ao longo dos 2,7 km do percurso. O tempo máximo de espera também será de seis minutos.
Três veículos estarão disponíveis: dois em operação e um reserva, cada um com capacidade para transportar até 200 pessoas por viagem. No total, o ‘people mover’ poderá transportar cerca de 4.000 passageiros por hora, distribuídos em 2.000 passageiros para cada direção.
Este monotrilho será completamente automatizado, operando sem condutores, diferentemente dos trens metropolitanos de São Paulo, por exemplo.


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