Economia
Consumidores criticam atraso do BC na regulação do Pix Parcelado
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) expressou descontentamento com a decisão do Banco Central de adiar a regulamentação do Pix Parcelado.
Segundo informações divulgadas pelo Broadcast (serviço de notícias instantâneas do Grupo Estado) na quinta-feira, 4, a autoridade monetária comunicou aos participantes do mercado que a regulamentação, inicialmente prevista para novembro, agora não possui um prazo definido.
Em nota, o Idec criticou a decisão do BC de não estabelecer regras uniformes, deixando a responsabilidade para cada instituição financeira.
Para a entidade, essa atitude cria um cenário de falta de organização regulatória, podendo levar a abusos, confundir os consumidores e aumentar o endividamento no país.
Além disso, o Idec destacou que o BC proibiu o uso da marca “Pix Parcelado”, mas autorizou variações como “parcelas no Pix” ou “crédito no Pix”.
O instituto alerta que essa flexibilização mantém os consumidores vulneráveis a produtos de crédito que podem não seguir padrões mínimos de transparência ou oferecer previsibilidade quanto aos juros.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login