Conecte Conosco

Economia

Consumidores criticam atraso do BC na regulação do Pix Parcelado

Publicado

em

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) expressou descontentamento com a decisão do Banco Central de adiar a regulamentação do Pix Parcelado.

Segundo informações divulgadas pelo Broadcast (serviço de notícias instantâneas do Grupo Estado) na quinta-feira, 4, a autoridade monetária comunicou aos participantes do mercado que a regulamentação, inicialmente prevista para novembro, agora não possui um prazo definido.

Em nota, o Idec criticou a decisão do BC de não estabelecer regras uniformes, deixando a responsabilidade para cada instituição financeira.

Para a entidade, essa atitude cria um cenário de falta de organização regulatória, podendo levar a abusos, confundir os consumidores e aumentar o endividamento no país.

Além disso, o Idec destacou que o BC proibiu o uso da marca “Pix Parcelado”, mas autorizou variações como “parcelas no Pix” ou “crédito no Pix”.

O instituto alerta que essa flexibilização mantém os consumidores vulneráveis a produtos de crédito que podem não seguir padrões mínimos de transparência ou oferecer previsibilidade quanto aos juros.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados