Centro-Oeste
Morre Mestre Woo, criador do Tai Chi Chuan em Brasília, aos 93 anos
Mestre Woo, que tinha 93 anos, faleceu recentemente. Ele foi um dos pioneiros em Brasília e fundador do movimento Tai Chi Baing Tao.
Natural de Chiayi, Taiwan, onde nasceu em 3 de março de 1932, Mestre Woo mudou-se para Brasília em 1968, dedicando sua vida à arte do Tai Chi Chuan e à comunidade local.
Ele formou milhares de instrutores e uniu praticantes na Praça da Harmonia Universal, na Asa Norte. O grupo se dedicava ao fortalecimento do corpo, mente e espírito, seguindo o lema “Fraternidade, Saúde e Paz”.
A biografia de Mestre Woo também destaca seu trabalho como professor de japonês na Sociedade Cultural Nipo-Brasileira, além de ter sido o primeiro docente de chinês e japonês no Instituto Rio Branco. Ele introduziu a medicina tradicional chinesa em Brasília e, em 2000, naturalizou-se brasileiro durante as celebrações dos 500 anos do Brasil.
Além de mestre em artes marciais, Mestre Woo era monge, poeta e arquiteto. O reconhecimento por sua contribuição à comunidade incluiu o título de cidadão honorário de Brasília em 2006, uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2024 para celebrar os 50 anos do movimento que liderava, e a medalha do mérito comunitário concedida pelo Governo do Distrito Federal em 2025.
Esse ano também viu a realização da Copa Mestre Woo de Wushu, evento promovido pela Federação de Wushu do Distrito Federal.
Entre as pessoas que conviveram com Mestre Woo está Yara Marcia Almeida Costa, que compartilhou seu sentimento de perda e a importância do Tai Chi em sua vida após conhecer o mestre em Brasília.
A professora aposentada Susana Lima, amiga e aluna, expressou sua gratidão pelo legado deixado, descrevendo Mestre Woo como uma luz orientadora na prática do Tao, que espalhou seu conhecimento generosamente por toda a cidade e reuniu uma comunidade apaixonada pela paz e saúde.
O amor e as lições de Mestre Woo permanecerão vivos nos corações de todos que tiveram a honra de aprender com ele.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login