Conecte Conosco

Mundo

Investigação em cinco laboratórios por possível vazamento do vírus da peste suína na Espanha

Publicado

em

Autoridades catalãs revelaram neste sábado (6) que cinco laboratórios estão sob investigação devido a um possível vazamento do vírus da peste suína na Espanha, um problema que preocupa o maior produtor europeu desta carne.

Salvador Illa, presidente da Catalunha, região espanhola afetada, anunciou que será realizada uma auditoria em todas as instalações localizadas numa área de risco de 20 quilômetros que lidam com o vírus da peste suína africana.

Segundo Illa, são no máximo cinco centros envolvidos, informação dada logo após a primeira investigação que apontou um laboratório como possível origem do surto.

O dirigente também afirmou que os 80.000 porcos das 55 fazendas situadas na zona de risco estão saudáveis e podem ser consumidos em segurança, seguindo os protocolos estabelecidos. A comercialização no mercado espanhol será feita de maneira gradual.

Até agora, o vírus foi encontrado apenas em 13 javalis mortos próximos a Barcelona, marcando o primeiro caso da doença na Espanha desde 1994.

A peste suína africana não afeta humanos, mas é altamente letal para suínos e javalis, com taxa de mortalidade quase de 100%.

Na sexta-feira, o Ministério da Agricultura da Espanha informou que investiga a possibilidade de o surto ter origem em um centro de pesquisa. Isso foi motivado por um estudo do laboratório de referência da União Europeia, que sequenciou o genoma do vírus do surto atual.

O tipo genético do vírus encontrado não corresponde ao que está presente em cerca de dez países europeus afetados. Em vez disso, trata-se da cepa ‘Georgia 2007’, que é frequentemente utilizada em experimentos laboratoriais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados