Notícias Recentes
Raquel Lyra busca acordo para votação da LOA na Alepe
Durante a 121ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, nesta segunda-feira (8), a governadora Raquel Lyra (PSD) falou sobre o atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A votação passou do prazo previsto pela Constituição Estadual, que terminou em 4 de dezembro. Apesar de a Constituição permitir a votação após o prazo, essa situação pode causar impactos políticos desfavoráveis ao governo, principalmente por ser ano eleitoral.
Raquel Lyra destacou: “Sempre peço bênção e sabedoria para que possamos chegar aos acordos necessários para o crescimento do estado. Não é uma questão pessoal, é sobre Pernambuco. Nosso estado precisa de investimentos e da aprovação desses projetos. Tenho fé que Nossa Senhora e nosso Senhor Jesus Cristo nos guiam com paciência, resiliência e foco no trabalho”.
Contexto da votação
A votação da LOA de 2026 não ocorreu dentro do prazo porque a Alepe geralmente não vota às sextas-feiras, e muitos deputados estavam no Rio Grande do Sul, participando da 28ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o que suspendeu as sessões daquela semana.
O governo e alguns parlamentares ainda discutem projetos importantes para o orçamento. Entre eles estão propostas que mudam regras sobre emendas, alterações constitucionais que alinham a legislação estadual à federal, e a aprovação de uma operação de crédito de R$ 1,7 bilhão planejada para 2026.
Também fazem parte da pauta outras matérias essenciais para o governo, como a criação de novos cargos na Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), e a abertura de crédito para o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Raquel Lyra espera que essas propostas sejam incluídas na ordem do dia para votação antes do recesso.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login