Mundo
Anvisa bloqueia tônico capilar e recolhe cosméticos ilegais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão da venda, distribuição, fabricação, divulgação e uso do Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, fabricado pela empresa Gammour Professional Ltda – Me.
Segundo a Anvisa, o produto foi registrado como cosmético, mas o rótulo indica os mesmos efeitos do medicamento Minoxidil, afirmando que o tônico “estimula o crescimento de cabelo, barba e bigode”.
Outro produto apreendido e proibido de ser comercializado é o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, produzido por Douglas Rafael Oliveira da Silva. Este item não possui registro junto à Anvisa.
O Minoxidil é a substância ativa de um medicamento usado para tratar calvície, que, conforme a Anvisa, deve ser utilizado apenas com prescrição médica. Portanto, a substância não é permitida em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 529/2021.
A agência também ordenou a apreensão de cosméticos das marcas Sabô Ageless e da maquiagem capilar da marca Bangna, proibindo sua comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso. Esses produtos, de empresas não identificadas, estavam sendo produzidos e anunciados sem o devido registro.
Além disso, outros produtos sujeitos à apreensão incluem o Acta BTI, anunciado como larvicida biológico e de procedência desconhecida, e os fabricados pela empresa Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda. Estes itens também estão proibidos de serem comercializados, distribuídos, fabricados e usados, pois não possuem registro como saneantes na Anvisa.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login