Notícias Recentes
Quem foi preso por roubo das obras de Matisse e Portinari
Um dos suspeitos pelo roubo das obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade, localizada no centro de São Paulo, foi identificado como Felipe dos Santos Fernandes Quadra, 31 anos. Ele foi detido pela Polícia Civil nesta segunda-feira (8/12).
Felipe possui histórico criminal, tendo sido indiciado por pelo menos seis vezes desde 2013, além de ter cumprido medidas socioeducativas desde 2011.
Um segundo suspeito já foi identificado, mas permanece foragido. As 13 obras roubadas, assinadas pelos artistas Henri Matisse e Cândido Portinari, ainda não foram recuperadas.
Detalhes do roubo
As peças faziam parte da exposição “Do Livro Ao Museu”, resultado de uma parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Foram levadas oito gravuras da série Jazz, de Matisse, e cinco da série Menino de Engenho, de Portinari. Os trabalhos estavam assegurados, mas os valores segurados são confidenciais.
Um terceiro envolvido, flagrado pelas câmeras do sistema Smart Sampa, foi capturado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), mas liberado após prestar esclarecimentos e seguirá colaborando com as investigações.
A Secretaria da Segurança Pública informou que o veículo utilizado na fuga foi encontrado, apreendido e enviado para perícia. As apurações seguem para identificar o segundo envolvido e localizar as obras desaparecidas.
A Prefeitura de São Paulo, responsável pela Biblioteca Mário de Andrade, afirmou que o local possui sistema de vigilância e que as imagens foram entregues às autoridades competentes. A biblioteca passou por exame técnico para apoiar as investigações.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login