Economia
Trump vai liberar 12 bilhões para ajudar agricultores
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declará que nesta segunda-feira (8) um pacote de auxílio de 12 bilhões de dólares (equivalente a 65 bilhões de reais) será disponibilizado para apoiar os agricultores americanos, conforme informado por um funcionário da Casa Branca à AFP.
O anúncio ocorrerá durante uma mesa-redonda com representantes do setor agrícola, detalhou o funcionário, que falou sob condição de anonimato.
Grande parte desse auxílio será um pagamento especial direcionado aos agricultores que foram afetados pelas novas políticas tarifárias implementadas pelo governo de Trump.
A subsecretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, atribuiu as dificuldades enfrentadas pelos agricultores às políticas do presidente anterior, o democrata Joe Biden, incluindo o que ela chamou de “políticas agrícolas focadas em diversidade, equidade e inclusão (DEI)”.
“Por outro lado, o presidente Trump está fortalecendo a indústria agrícola por meio da negociação de novos acordos comerciais que abrem mercados de exportação”, disse Kelly em comunicado.
O desacordo comercial entre Washington e Pequim causou uma queda nas exportações de soja e fez com que compradores chineses adiassem pedidos adicionais.
Essa redução na demanda levou à queda dos preços, embora uma recente trégua comercial entre os dois países tenha favorecido a retomada das compras do grão pela China.
Recentemente, Trump também anunciou apoio aos pecuaristas dos Estados Unidos em meio ao aumento dos preços da carne bovina para os consumidores.
Os custos subiram devido a vários fatores, incluindo uma seca e a diminuição das importações do México por problemas sanitários.
Essa situação remete ao primeiro mandato de Trump, quando suas tarifas provocaram perdas superiores a 27 bilhões de dólares (equivalente a 146 bilhões de reais) em exportações agrícolas americanas entre 2018 e 2019.
Naquele período, o governo alocou 23 bilhões de dólares (125 bilhões de reais) para apoiar os agricultores afetados pelas disputas comerciais.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login