Mundo
milei vai à noruega para ver prêmio nobel de machado
O presidente da Argentina, Javier Milei, embarcará nesta segunda-feira (8) para a Noruega com o objetivo de assistir à cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, segundo informações oficiais.
Milei partirá à noite e deve voltar a Buenos Aires na sexta-feira, 12, conforme notícias divulgadas pela imprensa local.
O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Pablo Quirno, confirmou no domingo via X a presença de Milei na cerimônia, mensagem que também foi endossada pelo próprio presidente.
“A Argentina apoia a Liberdade e a Democracia, acompanhando @MariaCorinaYA na cerimônia do Nobel da Paz em Oslo”, declarou o chanceler.
Machado, que está vivendo na clandestinidade, confirmou que participará do evento e receberá o prêmio em meio a uma mobilização militar dos Estados Unidos nas regiões do Caribe e do Pacífico, que já resultou em 87 mortes.
Aos 58 anos, a líder oposicionista foi agraciada com o Nobel por seu trabalho incansável em defesa dos direitos democráticos do povo venezuelano e sua luta para garantir uma passagem justa e pacífica do regime ditatorial para um governo democrático.
A viagem de Milei ocorre simultaneamente à posse dos novos deputados e senadores na Argentina, marcada para quarta-feira, dia 10, durante a renovação legislativa de meio mandato, na qual o partido governista ampliou seu número de representantes no Congresso.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login