Economia
Novas regras para tirar CNH começam a valer nesta quarta
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que a partir desta quarta-feira, 10, entram em vigor as novas normas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo programa CNH do Brasil.
Segundo ele, as mudanças simplificam os procedimentos para a União, sem gerar custos extras ao governo federal. As alterações foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 1º de dezembro.
Renan Filho explicou que os departamentos estaduais de trânsito (Detrans) começarão a aplicar as provas teóricas dentro do novo sistema, que oferece preparação digital e gratuita aos candidatos.
Entre as novidades estão o fim da exigência de frequentar autoescola e a ampliação das formas de preparação, incluindo cursos teóricos pela internet. O governo prevê uma redução de até 80% no custo total para tirar a habilitação.
O ministro também informou que a regra que cancelava automaticamente o processo se o candidato não concluísse sua CNH em até um ano foi revogada.
Essa iniciativa do programa CNH do Brasil visa diminuir desigualdades, facilitar o acesso à habilitação e possibilitar que mais trabalhadores possam atuar no setor de entregas e mobilidade urbana.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login