Conecte Conosco

Brasil

Governo lança site para capturar chefes do crime

Publicado

em

Mario Luiz Sarrubbo, secretário Nacional de Segurança Pública, afirmou nesta terça-feira (9) que o novo site Captura, lançado recentemente pelo governo federal, tem o propósito principal de alcançar as chefias do crime organizado. Em entrevista à TV Brasil, Sarrubbo ressaltou que o sistema auxiliará as forças de segurança estaduais e incentivará a população a fazer denúncias.

“O objetivo é aumentar a chance de capturar criminosos que são peças-chave na estrutura do crime organizado”, destacou ele. Este projeto, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com os estados, visa fortalecer as operações policiais.

Para compor a lista de procurados, cada estado deve indicar oito criminosos mais relevantes, totalizando 216 pessoas consideradas prioritárias. Conforme Sarrubbo, o site facilitará a integração das ações de inteligência para alcançar esses bandidos.

Ele explicou que a lista será atualizada conforme ocorrem as prisões. O programa teve início no Rio de Janeiro devido à presença de várias lideranças criminosas importantes naquele estado.

Incentivos para colaboração

Sarrubbo também destacou que o projeto contará com denúncias da sociedade, mas o governo deverá garantir a segurança dos colaboradores. “É fundamental que o Estado assegure sigilo e proteção a quem ajudar. Esses mecanismos estão sendo desenvolvidos”, disse ele.

Uma possibilidade em estudo é a concessão de recompensas para aqueles que fornecerem informações úteis. O Ministério da Justiça está criando um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade legal e prática dessa medida nas etapas seguintes do programa.

“Estamos trabalhando cuidadosamente para motivar as pessoas a denunciar”, concluiu o secretário. O ministério informa que denúncias podem ser feitas anonimamente pelos números 190 e 197.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados