Economia
Banco Mundial apresenta plano para o crescimento do Nordeste
O Banco Mundial irá lançar um novo estudo, intitulado “Rotas para o Nordeste: Produtividade, Empregos e Inclusão”, na quinta-feira (11), às 9h, na Sudene, contando com a presença de representantes da instituição financeira, da Autarquia e de especialistas convidados. Conforme o estudo preliminar, o Nordeste desempenha um papel essencial no desenvolvimento e na prosperidade do Brasil.
O relatório analisa os meios para que a região possa explorar seu potencial econômico e aumentar a geração de empregos. Com uma população de 54 milhões de pessoas, das quais 80% estão em idade ativa, o Nordeste possui uma das maiores forças de trabalho do país.
Segundo as conclusões da pesquisa, a expansão de programas educacionais e de formação profissional, especialmente para trabalhadores de baixa renda e aqueles do setor informal, pode facilitar maior acesso ao emprego tanto dentro quanto fora da região.
Além disso, o documento salienta a importância do Nordeste na transição energética do Brasil. Segundo o Banco Mundial, esse contexto cria oportunidades para um crescimento industrial mais rápido e sustentável, além de posicionar o Nordeste em setores emergentes, como o do hidrogênio verde.
Com base nessas informações, o Banco Mundial recomenda a implementação de um sistema moderno para gerenciar investimentos públicos, visando reduzir desperdícios e atrair mais investimentos privados através de parcerias público-privadas (PPPs) e regimes de concessão bem estruturados.
Informações fornecidas pela assessoria.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login