Conecte Conosco

Economia

Hospedagem em Belém tem alta de quase 3 vezes em novembro, aponta IBGE

Publicado

em

O custo para se hospedar na região metropolitana de Belém aumentou 178,93% em novembro. Esse aumento expressivo se deu porque a capital do Pará foi a sede global de debates climáticos importantes naquele mês.

A cidade recebeu a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) entre os dias 10 e 22 de novembro, além da Cúpula do Clima nos dias 6 e 7, evento que reuniu líderes mundiais.

Esse salto no valor da acomodação em Belém ultrapassou em muito a inflação média do Brasil no mesmo período, que foi de 4,09%.

Os números são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados na quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fernando Gonçalves, gerente da pesquisa, confirma que a realização da COP30 explica essa alta acentuada no preço das hospedagens, destacando o expressivo aumento de 178%.

Organizadores da conferência ficaram preocupados com os preços elevados cobrados pelos anfitriões, o que levou algumas delegações a reduzir o número de representantes enviados.

Fernando Gonçalves também esclarece que esse aumento refere-se aos custos pagos em novembro e não inclui reservas feitas previamente.

Outro item que teve aumento relevante foi o preço das passagens aéreas em Belém, que subiram 25,32%, mais que o dobro do crescimento médio nacional de 11,90%.

O gerente do IBGE mencionou que o fato de novembro ter tido três feriados (Finados, Proclamação da República e Consciência Negra) e o fim do ano se aproximando pode ter influenciado a alta nos preços dos bilhetes.

De acordo com a metodologia do IPCA, a região metropolitana de Belém tem um peso de 3,94% na inflação nacional. Em comparação, a Grande São Paulo tem o maior peso, 32,28%, o que significa que um aumento similar em São Paulo teria impacto muito maior na inflação do Brasil.

Fernando Gonçalves comenta que, embora Belém tenha tido uma pressão inflacionária no país, esta não foi tão forte quanto a que ocorreria se fosse São Paulo.

O IPCA, que é a prévia da inflação oficial do Brasil, encerrou novembro com alta de 0,18%, retornando ao limite da meta estabelecida pelo governo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados