Economia
Governo acompanha voos afetados por ciclone e orienta passageiros
Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) comunicam que acompanham de perto a situação dos passageiros impactados pelos atrasos e cancelamentos causados pelo ciclone que atingiu São Paulo na quinta-feira (11), com a suspensão provisória de voos para garantir a segurança diante dos ventos fortes.
Para agilizar o retorno à normalidade das operações aéreas, os órgãos implementaram ajustes, como a extensão especial do horário de funcionamento do Aeroporto de Congonhas.
MPor e Anac recomendam que os passageiros entrem em contato diretamente com as companhias aéreas para solicitar os atendimentos oferecidos pela Anac. Caso não obtenham uma solução adequada, podem registrar uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.
Quando há atrasos, cancelamentos ou paralisações de voos, os passageiros têm direito a assistência gratuita conforme o tempo de espera: comunicação após uma hora; alimentação depois de duas horas; e, em casos que ultrapassem quatro horas, hospedagem e transporte, se necessário. Para atrasos acima de quatro horas, cancelamentos ou interrupções, as empresas devem oferecer opções de reacomodação, reembolso total ou prestação do serviço por meio de outro tipo de transporte.
A reacomodação deve ser feita na primeira oportunidade sem custo para o passageiro, seja em voo da própria companhia ou de outra. Caso essa opção não seja conveniente, o cliente pode escolher outro voo da mesma empresa na data e horário de sua preferência, também sem cobranças extras.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login