Conecte Conosco

Mundo

Colômbia pode oferecer asilo a Maduro se ele deixar o cargo, diz chanceler

Publicado

em

A Colômbia está aberta à possibilidade de conceder asilo ao presidente venezuelano Nicolás Maduro, caso ele aceite renunciar ao poder, afirmou a chanceler colombiana nesta quinta-feira.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, tem defendido uma transição democrática na Venezuela, enquanto as tensões entre Maduro e o ex-presidente americano Donald Trump aumentam.

A chanceler colombiana, Rosa Villavicencio, declarou que o país está disposto a oferecer refúgio ao líder venezuelano se houver um acordo com os Estados Unidos para que ele deixe a presidência.

“Se a condição para sua saída for viver em outro país ou pedir proteção, a Colômbia não recusaria essa solicitação”, afirmou a diplomata em entrevista à rádio Caracol.

Na quarta-feira, Petro afirmou que é o momento para uma ampla anistia e a formação de um governo transitório na Venezuela.

Villavicencio reforçou que essa medida poderia ser uma solução para a crise atual, enquanto os Estados Unidos aumentam a presença militar no Caribe para combater o tráfico de drogas, uma ação que Maduro interpreta como uma tentativa de derrocada.

“Essa é uma decisão que cabe aos Estados Unidos e ao governo Maduro resolverem por meio de negociação”, destacou a chanceler.

Embora tenha oferecido asilo, Villavicencio reconheceu que Maduro talvez prefira um local mais calmo e afastado para viver após deixar o poder.

A posição de Petro, aliado de Maduro e crítico de Trump, contrasta com a concessão do Prêmio Nobel da Paz à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado.

Em novembro, Villavicencio afirmou à Bloomberg que Maduro estava próximo de aceitar uma transição, desde que garantisse que não seria preso posteriormente, porém depois corrigiu suas declarações.

A Colômbia não reconhece as eleições venezuelanas de 2024, em que Maduro foi reeleito para um terceiro mandato, mas mantém canais diplomáticos com Caracas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados