Centro-Oeste
Confusão no aeroporto: passageiro em tratamento desmaia e precisa de ajuda
Um passageiro que estava em tratamento para hipertireoidismo desmaiou no Aeroporto de Brasília na madrugada de quinta-feira (11/12), após uma série de cancelamentos na sua viagem que ia de Florianópolis a Manaus. O incidente aconteceu devido a um efeito cascata provocado por um ciclone que atingiu São Paulo, causando problemas em toda a malha aérea nacional.
Rayrison Soares Conceição, 34 anos, viajava para Manaus para uma consulta importante que definiria se ele precisaria passar por cirurgia. Ele chegou em Brasília por volta das 22h de quarta-feira (10/12), depois de tentar remarcar seu voo por horas. Sob muito estresse, começou a apresentar sintomas de paralisia, uma complicação associada ao hipertireoidismo. Durante o pior momento de seu mal-estar, ele desmaiou no terminal.
A equipe médica do aeroporto prestou os primeiros socorros. Depois, Rayrison foi encaminhado para a UPA do Núcleo Bandeirante, onde recebeu atendimento especializado. Ele teve alta no início da tarde e, sem lugar para se hospedar, voltou diretamente ao aeroporto para tentar continuar sua viagem.
De acordo com a Inframérica, empresa que administra o Aeroporto de Brasília, até as 19h dessa quinta-feira, 58 voos foram cancelados e outros 12 tiveram atrasos devido aos impactos do ciclone.
Entendendo a condição
A paralisia periódica hipocalêmica tireotóxica é uma complicação rara do hipertireoidismo — uma condição em que a tireoide produz hormônios em excesso. Essa condição causa episódios repentinos de fraqueza muscular, especialmente nas pernas, e pode levar a uma paralisia temporária dos membros.
As crises geralmente são desencadeadas por estresse intenso, esforço físico ou refeições ricas em carboidratos. Em casos mais graves, os pacientes podem perder totalmente a capacidade de mover os músculos.
O tratamento requer a reposição rápida de potássio e o manejo rigoroso do hipertireoidismo, podendo incluir cirurgia em casos específicos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login