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Funcionário da Enel preso por pedir R$ 2,5 mil para religar energia
Um trabalhador da Enel, empresa responsável pela distribuição de energia na região metropolitana de São Paulo, foi detido na última quinta-feira (11/12) após ser surpreendido exigindo R$ 2,5 mil para restabelecer o fornecimento de energia em um imóvel na Vila Mariana, zona sul da capital.
O incidente foi divulgado pelo subprefeito da Vila Mariana, Rafael Minatogawa, em suas redes sociais. Em um vídeo, ele questiona o funcionário sobre o procedimento para efetuar a religação na Rua Sena Madureira. O suspeito admitiu ter cobrado o valor mencionado para fazer a religação no endereço em questão.
Na manhã de sexta-feira (12/12), mais de 800 mil residências na região metropolitana de São Paulo ainda estavam sem eletricidade, quase 48 horas após a passagem de um ciclone extratropical que afetou o sul do país.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que agentes civis do 16º Distrito Policial (Vila Clementino) efetuaram a prisão em flagrante do funcionário pelo crime de corrupção passiva na Praça Manuel Vaz de Toledo.
A Enel esclareceu que os serviços emergenciais, como reparos para restabelecer a energia, não devem ser cobrados diretamente dos consumidores. Segundo a empresa, qualquer solicitação de pagamento para consertos na rede elétrica que visem o restabelecimento do serviço está em desacordo com as normas internas da companhia. Clientes com dúvidas podem buscar esclarecimentos nos canais oficiais de atendimento da Enel São Paulo.

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