Conecte Conosco

Economia

Minerais raros no deserto de Utah podem beneficiar os EUA

Publicado

em

Na disputa por avanços tecnológicos, possuir matérias-primas valiosas e raras é essencial para se destacar. Recentemente, uma companhia dos Estados Unidos revelou a descoberta de grandes quantidades de variados minerais críticos e de terras raras em Silicon Ridge, Utah. O terreno arrendado é utilizado na produção para veículos elétricos, especialmente para baterias de íon-lítio com nanossilício. Contudo, a área revelou ainda mais potencial mineral.

A Ionic MT informou ter identificado uma alta concentração de 16 minerais diferentes, como lítio, alumina, germânio, rubídio, césio, vanádio e nióbio, conforme relatado ao The Wall Street Journal.

Esses minerais ganharam um papel geopolítico importante, principalmente após a guerra comercial impulsionada pelo ex-presidente Donald Trump. Eles são fundamentais em várias áreas, desde baterias para uso cotidiano até equipamentos militares. A nova descoberta, segundo a empresa, pode colocar os EUA em vantagem sobre a China, que domina esse segmento atualmente.

Andre Zeitoun, fundador e CEO da Ionic MT, destacou ao The Wall Street Journal que “nenhum veículo pode ser fabricado sem esses metais e nenhum caça pode ser produzido sem alguns deles”.

Atualmente, os Estados Unidos dependem da importação de certos minerais como o rubídio e o césio, usados em relógios atômicos, e o escândio, essencial para a indústria aeroespacial.

No Brasil, há oito projetos em andamento para mineração de elementos de terras raras, capazes de explorar mais de um terço da reserva potencial nacional — considerada a segunda maior do planeta.

Conforme noticiado pelo The Wall Street Journal, o terreno em Utah já possui licenças para exploração mineral, agilizando assim a extração. Os minerais serão processados em uma planta localizada próxima ao local da mina.

Recentemente, o Departamento do Interior ampliou a lista de minerais que considera estratégicos para o país, incluindo cobre e urânio, por exemplo, e tem investido para garantir seu fornecimento. Em uma conferência em Washington, o secretário do Interior, Doug Burgum, afirmou:

“Nosso país possui recursos valiosos pertencentes ao público: terras e minerais públicos, tanto em terra quanto no mar, em uma quantidade e variedade que poucos países no mundo podem imaginar.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados