Mundo
Cometa 3I/Atlas se aproxima da Terra e é fotografado por agências espaciais
Um telescópio da NASA capturou imagens do cometa 3I/Atlas enquanto este seguia em direção à Terra. A agência norte-americana informou que o telescópio espacial Hubble fotografou o objeto a 286 milhões de quilômetros do nosso planeta em 30 de novembro. “O Hubble acompanhou o cometa cruzando o céu, o que fez com que as estrelas ao fundo aparecessem como trilhas luminosas”, explicou a agência.
A NASA prevê que o cometa passará a uma distância máxima de 270 milhões de quilômetros da Terra e afirmou que ele não representa risco algum. O 3I/Atlas foi inicialmente detectado em 1º de julho deste ano pelo telescópio Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas), financiado pela NASA e localizado em Rio Hurtado, Chile. Este é apenas o terceiro corpo interestelar — objetos que se formaram fora do Sistema Solar e nele entram — a ser identificado.
Antes do 3I/Atlas, foram descobertos o 1I/‘Oumuamua, em 2017, e o 2I/Borisov, em 2019. Estudiosos da Agência Espacial Europeia (ESA), baseando-se na trajetória do 3I/Atlas, acreditam que ele pode ser o cometa mais antigo já observado, com idade estimada em 3 bilhões de anos a mais que o Sistema Solar, que tem 4,6 bilhões de anos.
Outro registro importante
Anteriores às imagens do Hubble, a sonda espacial Jupiter Icy Moons Explorer (Juice) da ESA, dedicada ao estudo das luas geladas de Júpiter, também registrou a aproximação do cometa 3I/Atlas em 2 de novembro. A ESA informou que a Juice usou metade de seus instrumentos científicos disponíveis para examinar o corpo celeste.
“Esses instrumentos forneceram dados sobre o comportamento e a composição do cometa”, declarou a ESA. A imagem divulgada foi feita pela câmera de navegação, que serve para auxiliar a Juice a se orientar nas luas geladas de Júpiter após sua chegada prevista para 2031, e não possui a alta definição das câmeras científicas especializadas.
Os dados completos da missão são esperados entre 18 e 20 de fevereiro de 2026, porém os pesquisadores anteciparam um quarto das fotos capturadas pela câmera de navegação. Segundo a ESA, na imagem é possível observar a coma luminosa de gás em torno do núcleo do cometa e duas caudas distintas.
“A cauda de plasma, composta por gás carregado eletricamente, dirige-se para a parte superior da imagem. Também é visível uma cauda de poeira, constituída por partículas sólidas muito pequenas, estendendo-se para o canto inferior esquerdo”, detalhou a agência europeia.
Essa fotografia foi registrada dois dias antes da maior proximidade entre a Juice e o 3I/Atlas, em 4 de novembro, quando ficaram a cerca de 66 milhões de quilômetros de distância.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login