Mundo
UE solicita a libertação da Nobel da Paz 2023, Narges Mohammadi
A União Europeia (UE) manifestou neste sábado (13) a exigência pela libertação da laureada com o Prêmio Nobel da Paz 2023, Narges Mohammadi, que foi presa pelas autoridades de segurança do Irã, junto com pelo menos outros oito ativistas.
Bruxelas considerou as prisões efetuadas na sexta-feira (12) na cidade de Mashhad, a leste do país, como “extremamente preocupantes”.
“A UE solicita que as autoridades iranianas libertem a senhora Mohammadi, especialmente diante de sua condição de saúde delicada, assim como todos os que foram detidos injustamente enquanto exerciam seu direito à liberdade de expressão”, declarou Anouar El Anouni, porta-voz da diplomacia europeia.
Mohammadi, de 53 anos, que foi presa pela última vez em novembro de 2021, passou grande parte da última década encarcerada.
A ganhadora do Nobel recebeu uma autorização provisória para sair da prisão por questões de saúde em dezembro de 2024, em razão de problemas pulmonares e outras complicações médicas.
Na sexta-feira, ela foi novamente presa junto com outros oito ativistas durante uma cerimônia que homenageava o advogado Khosrow Alikordi, cujo corpo foi encontrado em seu escritório na semana anterior, conforme informou sua fundação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login