Conecte Conosco

Notícias Recentes

Mais de 26 mil casas ainda sem luz em SP após tempestade

Publicado

em

Seis dias depois da forte tempestade causada por um ciclone extratropical no Sul do Brasil, mais de 26 mil residências permanecem sem eletricidade na região metropolitana de São Paulo, conforme dados da Enel, empresa responsável pelo fornecimento na área.

Na cidade de São Paulo, existem 17.271 imóveis sem energia. Cotia é a segunda cidade com mais afetados, totalizando 2.315 imóveis ainda sem luz, seguida por Itapecerica da Serra, com 838 residências.

Registros mostram que a tempestade provocou queda de muitas árvores, causando inclusive a morte de uma mulher na tarde de sexta-feira (12/12) em Guarulhos, região metropolitana da capital paulista. Diversas áreas da cidade e localidades próximas sofreram com a queda de árvores que danificaram veículos e bloquearam ruas.

A Enel comunicou na noite de domingo (14/12) que o fornecimento de energia está sendo gradualmente restabelecido, embora técnicos ainda estejam empenhados em reparos complexos que exigem substituição de cabos, postes e outros equipamentos danificados.

O ciclone, com ventos que atingiram até 98,1 km/h na região da Lapa, foi apontado como o mais longo registrado na região. O vendaval criou um apagão que afetou mais de 2 milhões de imóveis inicialmente, causando impactos também no abastecimento de água e no trânsito devido à queda dos semáforos.

A Sabesp informou que a interrupção de energia elétrica prejudicou o fornecimento de água em alguns bairros, agravando os transtornos para os moradores. Além disso, o evento climático resultou no cancelamento de mais de 300 voos nos aeroportos de São Paulo.

Na sexta-feira (12), o Ministério Público no Tribunal de Contas da União (MPTCU) recomendou a suspensão da renovação do contrato da Enel com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), citando falhas significativas no serviço de distribuição e alegando violação à Constituição. Lucas Rocha Furtado, subprocurador-geral, enfatizou a necessidade de medidas para evitar a permanência de concessões que não cumpram os padrões legais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados