Conecte Conosco

Mundo

Presidente eleito do Chile Kast visita Boric

Publicado

em

O presidente eleito do Chile, o político conservador de direita José Antonio Kast, participou de um café da manhã com apoiadores e se prepara para um encontro com o presidente Gabriel Boric, em suas primeiras ações nesta segunda-feira (15), após vencer o segundo turno das eleições presidenciais no domingo.

Kast, um advogado ultraconservador de 59 anos, escolheu um grupo de moradores do bairro rural de Buin, próximo a Santiago, onde conquistou sua primeira vitória eleitoral em 1996 como vereador, para iniciar suas atividades após a vitória na eleição contra a candidata de esquerda Jeannette Jara.

Kast foi deputado por três mandatos representando a região, vizinha de Paine, localidade rural onde vive na zona sul de Santiago, onde seus pais, imigrantes alemães, estabeleceram um negócio de embutidos de sucesso.

Após, ele terá uma reunião oficial com o presidente Gabriel Boric no palácio La Moneda, no centro de Santiago, para marcar o início da transição política.

“Espero que seja uma reunião republicana”, afirmou Kast a jornalistas após o encontro com cerca de 30 moradores de Buin.

Kast recebeu 58% dos votos, superando Jara, uma representante da coalizão de esquerda, que obteve 42% dos votos.

Ele assumirá a presidência em 11 de março para um mandato de quatro anos. Kast, católico dedicado e pai de nove filhos, prometeu deportar cerca de 340 mil imigrantes sem documentação, em sua maioria venezuelanos, além de combater a criminalidade.

O presidente eleito é defensor da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), período que resultou em 3.200 mortos e desaparecidos, além de milhares de presos políticos e pessoas torturadas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados