Conecte Conosco

Economia

Petrobras garante produção normal durante greve de petroleiros

Publicado

em

A Petrobras comunicou que a greve nacional dos trabalhadores iniciada à meia-noite desta segunda-feira, dia 15, não impacta a produção de petróleo e seus derivados. Petrobras implementou estratégias de contingência para manter as operações funcionando normalmente e assegura que o abastecimento ao mercado está garantido.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a paralisação, que não tem data para terminar, contou com participação em várias unidades da empresa pelo país.

Durante a madrugada, a operação nas plataformas do Espírito Santo e do Norte Fluminense foi entregue às equipes de contingência, além da completa adesão dos trabalhadores do Terminal Aquaviário de Coari, no Amazonas.

Às 7 horas, empregados de seis refinarias associadas à FUP não realizaram a troca de turno, procedimento essencial para a continuidade da operação e segurança, forçando a ativação do plano de contingência conforme protocolos vigentes.

Essa situação ocorreu nas refinarias Regap (Betim/MG), Reduc (Duque de Caxias/RJ), Replan (Paulínia/SP), Recap (Mauá/SP), Revap (São José dos Campos/SP) e Repar (Araucária/PR), conforme informação da FUP.

A FUP alegou que houve uma repressão ao direito constitucional de greve durante um protesto na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro.

Em contrapartida, a Petrobras afirma respeitar o direito dos funcionários se manifestarem e mantém um canal de diálogo constante com os sindicatos, independentemente de manifestações externas.

A greve tem como principais reivindicações: a distribuição justa dos lucros gerados pela empresa; a extinção dos Planos de Equacionamento de Déficits (PEDs) da Petros, o fundo de pensão da categoria; e o reconhecimento dos pleitos do movimento Brasil Soberano, pedindo a suspensão dos desinvestimentos e das demissões nos setores de exploração e produção (E&P).

A Petrobras permanece dedicada a finalizar o acordo negociado com os sindicatos em mesa de diálogo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados