Notícias Recentes
Celso Sabino diz que sua saída ajuda Lula a governar o Congresso
Celso Sabino, que deixou o ministério do Turismo nesta quarta-feira, 17, afirmou que sua saída tem o objetivo de fortalecer a governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional. Ele anunciou que agora vai atuar como apoiador político de Lula no Estado do Pará e também para sua própria pré-candidatura ao Senado.
“Acredito que o partido tenha suas razões para essa decisão e para se aproximar do governo. O que importa é manter a governabilidade”, declarou. “Atendendo ao chamado do presidente Lula, seguirei nesse projeto, que é conquistar uma vaga no Senado Federal para representar o Pará.”
Sabino contou que já vinha discutindo sua saída com Lula alguns dias antes do anúncio.
Mesmo com o rompimento do União Brasil com o Palácio do Planalto, quase metade dos 59 deputados da bancada continua apoiando o governo na Câmara. Foi esse grupo que pediu a substituição de Sabino para continuar aprovando os projetos do governo Lula.
O ex-secretário de Turismo da Paraíba, Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB), assumirá o ministério. Feliciano é aliado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Sabino foi expulso do União Brasil na semana passada após desobedecer à ordem de deixar o cargo, determinada pela direção do partido quando decidiu romper com o governo Lula.
Ele enfrentou processo no Conselho de Ética da legenda e afirmou que não poderia cumprir a exigência de sair do governo às vésperas da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-30), que será realizada em novembro no Pará.
Sem partido, o ex-ministro disse que deve decidir seu futuro político até fevereiro do próximo ano. Ele ressaltou que para ingressar em uma nova legenda, o partido precisa defender o progressismo, o desenvolvimento, a democracia e projetos importantes para o Pará, além de garantir autonomia política e permitir que ele acompanhe o presidente Lula no estado.
“Minha pré-candidatura ao Senado está confirmada, e recebo apoio de várias pessoas em todo o Pará. O presidente Lula também apoia esse plano. Nos próximos dias, retornarei à Câmara dos Deputados e iniciarei a pré-campanha para o Senado”, concluiu Sabino.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login