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Tarcísio Diz Que Realizou o Impossível

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O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresentou nesta quarta-feira (17/12) um resumo das ações do governo em 2025, em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

A cerimônia teve como tema a frase “coragem para fazer o impossível” e serviu para que Tarcísio mostrasse iniciativas para resolver antigos problemas do estado, como a questão da Cracolândia e a retomada do Rodoanel Norte, que terá um trecho entregue neste mês.

Tarcísio tem enfatizado, nos últimos meses, o lema de “realizar o impossível” em seus discursos. Em agosto, por exemplo, o governador esteve em um culto na Igreja Lagoinha de Alphaville, Grande São Paulo, onde falou sobre acreditar na superação do impossível. Esse discurso continuou em eventos de entrega no interior do estado, indicando o tom de sua possível campanha para reeleição.

Embora alguns aliados ainda considerem a possibilidade de Tarcísio concorrer à Presidência da República, a permanência dele em São Paulo para tentar mais quatro anos parece mais provável após o lançamento da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) à presidência.

Outras ações destacadas no evento incluem o avanço das obras da Linha 17-Ouro, a formalização do contrato para construção do túnel Santos-Guarujá e o reassentamento da Favela do Moinho, localizada no centro da capital paulista.

Recentemente, Tarcísio sancionou uma lei autorizando a contratação de até R$ 4,9 bilhões em empréstimos para financiar projetos estratégicos para o estado. Essa aprovação ocorre pouco antes do ano eleitoral.

Com essa autorização, o governo paulista poderá contratar financiamentos com instituições financeiras nacionais e internacionais, além de agências de fomento e bancos privados, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os recursos serão destinados a investimentos em projetos como:

  • PPP das Travessias Hídricas: US$ 175 milhões (aproximadamente R$ 955,8 milhões)
  • Expansão da Linha 2-Verde do Metrô: US$ 100 milhões (cerca de R$ 546 milhões)
  • Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos – Profisco III: R$ 750 milhões
  • Expansão da PPP da Linha 6-Laranja: US$ 325 milhões (aproximadamente R$ 1,77 bilhão)
  • Projeto Agro Paulista Mais Verde: US$ 160 milhões (em torno de R$ 873 milhões)

Muitas das obras que poderão ser usadas por Tarcísio como trunfos eleitorais são projetos iniciados e deixados incompletos por governos anteriores, notadamente durante a gestão do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), quando esteve à frente do governo de São Paulo pelo PSDB por 14 anos.

Detalhes das principais obras incluem:

  • Linha 6-Laranja: Ligará Brasilândia, zona norte, até a estação São Joaquim, centro de São Paulo, atendendo estimadamente mais de 630 mil passageiros por dia. A primeira parte será entregue no segundo semestre de 2026, e o segundo trecho, em 2027.
  • Linha 17-Ouro: A linha do monotrilho, com mais de 90% das obras concluídas, conectará o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, na zona sul. A previsão de início da operação comercial é o segundo semestre de 2026.
  • Extensão da Linha 2-Verde: Dividida em dois trechos, vai ligar Vila Prudente à Vila Formosa, com previsão de entrega para 2027, e da Vila Formosa até a Penha, com conclusão prevista para 2028.
  • Túnel Santos-Guarujá: O leilão foi realizado em setembro e a obra, com investimento estadual e federal, deve durar cerca de cinco anos. Este é um projeto antigo que ganhou nova fase com a atual gestão.
  • Contorno Tamoios: Esta obra, que conecta Caraguatatuba a São Sebastião, no litoral norte, foi concluída em novembro do ano passado após mais de dez anos desde o início e interrupções em 2018.
  • Rodoanel Norte: Promessa de campanha, o trecho norte do Rodoanel, com 44 km, superou nove anos de atraso. Iniciado em 2013 e previsto para terminar em 2016, está próximo da conclusão.
  • Trem Intercidades São Paulo-Campinas: O leilão para a construção do trem, que ligará a capital paulista a Campinas, ocorreu este ano. O projeto, inicialmente proposto em 2013, tem sido uma promessa constante nas campanhas políticas desde então.

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