Conecte Conosco

Notícias Recentes

Subiu para 11 o número de mortes por álcool com metanol em São Paulo

Publicado

em

O número de óbitos causados por intoxicação por bebidas adulteradas com metanol aumentou para 11 em São Paulo, conforme boletim atualizado nesta quarta-feira (17/12) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). A vítima mais recente foi um homem de 62 anos, residente em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista.

Ao todo, foram confirmados 51 casos, incluindo 11 mortes. Atualmente, quatro óbitos ainda estão sob investigação: um em Guariba, envolvendo um paciente de 39 anos; um em São José dos Campos, de 31 anos; e dois em Cajamar, de 29 e 38 anos. A Secretaria informou que 555 suspeitas foram descartadas.

Mortes por metanol em São Paulo:

  • Quatro homens com idades de 26, 45, 48 e 54 anos, moradores da cidade de São Paulo;
  • Uma mulher de 30 anos e um homem de 62 anos, residentes em São Bernardo do Campo;
  • Dois homens de 23 e 25 anos e uma mulher de 27 anos, todos de Osasco;
  • Um homem de 37 anos, de Jundiaí;
  • Um homem de 26 anos, de Sorocaba.

Metanol

O metanol, também chamado de álcool metílico, é uma substância incolor, altamente inflamável e tóxica para a saúde humana. O composto tem cheiro semelhante ao do álcool comum e está presente em bebidas alcoólicas adulteradas, que causaram recentemente várias mortes em São Paulo.

É um importante insumo na indústria química, utilizado para fabricar produtos como formaldeído (formol), MTBE (aditivo para gasolina) e ácido acético, que são empregados na produção de adesivos, solventes, revestimentos e outros materiais.

Como um álcool orgânico, o metanol é essencial para a produção de biodiesel no Brasil, um combustível renovável que é adicionado ao diesel derivado do petróleo.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção industrial do metanol ocorre principalmente a partir do gás natural.

Considerando o alto risco que o metanol representa para a saúde e segurança pública e privada, a ANP regulamentou a substância, refletindo-a na definição de solvente em suas normas para fortalecer o controle e o monitoramento do metanol no mercado nacional.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados