Conecte Conosco

Economia

Lula envia mensagens quinzenais a Trump sobre tarifas

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (18) que está mantendo um contato frequente, enviando mensagens a cada quinze dias ao líder americano Donald Trump, para tratar das negociações visando eliminar a tarifa de 50% que os Estados Unidos aplicaram sobre as exportações brasileiras.

Embora Trump tenha ampliado recentemente a lista de isenções dessa tarifa, a sobretaxa ainda impacta principalmente produtos manufaturados e máquinas brasileiros exportados para os EUA.

Lula afirmou: “Do ponto de vista comercial, estamos conversando e acredito que vamos conseguir um acordo. A cada 15 dias, envio uma mensagem pessoal ao Trump apontando o que está faltando ou o que está lento. É importante manter a pressão, pois se eu fingisse não se importar, ele poderia achar que tudo está resolvido, mas eu tenho interesse em cobrar melhorias.”

O presidente demonstrou otimismo e ressaltou que não deseja conflitos com o governo republicano, mas alertou que, caso não haja avanços nas negociações, o Brasil poderá adotar medidas de retaliação.

Ele destacou: “Se percebermos que não haverá solução, precisaremos agir com reciprocidade. Meu objetivo é manter uma relação amistosa e civilizada com os Estados Unidos, como sempre foi.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados