Conecte Conosco

Notícias Recentes

Operação do Gaeco e da PM prende 7 suspeitos e mata 5 em ação contra o PCC em São Paulo

Publicado

em

A Operação Disneylândia, realizada contra a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na última terça-feira (16/12), resultou na prisão de sete pessoas e na morte de cinco indivíduos. As ocorrências aconteceram nas cidades de Bauru, Tupã e Garça, localizadas no interior do estado de São Paulo.

A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), em conjunto com o apoio da Polícia Militar (PM).

Segundo comunicados oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do MPSP, foram cumpridos mais de 40 mandados de busca e apreensão, além de quatro mandados de prisão temporária. Durante a operação, sete pessoas foram presas em flagrante e aproximadamente duas mil porções de cocaína, 120 tijolos de maconha, sete armas de fogo e munições foram apreendidos. Os comunicados não mencionam as mortes ocorridas.

Conforme os boletins de ocorrência que registraram as mortes em decorrência da intervenção policial, todas as fatalidades foram causadas pela PM antes da chegada do Gaeco. Além disso, nenhum dos policiais usava câmeras corporais durante a ação, conforme informado pela corporação.

A ação nas cidades

Em Bauru, a Operação Disneylândia teve como alvo uma residência no bairro Quinta Bela Olinda para prender Alex Marcondes do Carmo, de 31 anos, contra quem havia um mandado de prisão temporária. De acordo com o boletim de ocorrência, Alex e sua companheira, Priscila Evelin dos Santos Barbosa, de 37 anos, foram neutralizados pela Força Tática da Polícia Militar. Com ambos foram encontradas pistolas com carregadores e cartuchos de munição.

Em Tupã, os policiais foram até o bairro Jardim Itaipu para capturar Marco Alexandre Ferreira Macedo, foragido da Justiça. Ao chegarem, encontraram familiares e crianças no local. O suspeito estava saindo da cama quando os agentes chegaram e, segundo o boletim, apontou uma arma para os policiais, que reagiram efetuando disparos. Foram apreendidas pistolas calibres 9 mm e 38, além de celulares, documentos, cartões, joias e outros objetos.

Em Garça, os policiais cumpriram mandado de prisão temporária contra Paulo Adriano de Freitas no bairro Jardim Paulista. Durante a entrada na casa, o suspeito atirou contra a equipe, atingindo o escudo balístico de um policial. Seu irmão, Márcio Alef Freitas, também disparou contra os agentes, que revidaram matando ambos no local. Não foram registradas lesões em policiais nem danos em viaturas. Nenhum dos policiais usava câmeras corporais e a residência não possuía sistema de videomonitoramento.

As armas utilizadas pelos irmãos tinham numeração suprimida e os objetos apreendidos passarão por perícia. Os boletins não mencionam mandados contra Priscila e Márcio.

Além destes casos, a Polícia realizou duas prisões em outras cidades, como Vera Cruz e Águas de Santa Bárbara, onde também foram apreendidas maconha e cocaína.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados