Mundo
EUA perseguem navio petroleiro no Caribe
A Guarda Costeira dos Estados Unidos realizou neste domingo uma perseguição a um navio petroleiro em águas do Caribe, que estaria sob sanções. A ação ocorre em meio ao aumento da pressão dos EUA sobre embarcações vinculadas à Venezuela.
Esta ‘perseguição ativa’ foi reportada um dia após a Guarda Costeira interceptar pela segunda vez em duas semanas uma embarcação na costa venezuelana.
Autoridades americanas informaram que o navio é alvo de uma ordem judicial de interceptação por participar de evasão ilegal de sanções impostas à Venezuela, apresentar bandeira falsa e estar vinculado a atividades irregulares.
O navio, identificado pela imprensa dos EUA como Bella 1, está monitorado desde 2024 por sua associação com o Irã e o grupo Hezbollah. De acordo com o site TankerTrackers, a embarcação dirigiu-se à Venezuela sem transportar carga.
A aproximação das forças americanas aconteceu na noite anterior, com tentativas de interceptar o navio, informou o jornal The New York Times citando funcionários que preferiram não se identificar.
Os EUA já detiveram duas embarcações acusadas de transportar petróleo venezuelano. A mais recente, chamada Centuries, foi parada pela Guarda Costeira americana em uma operação que Caracas descreveu como ‘roubo e sequestro’.
Uma análise feita constatou que o navio Centuries não estava listado entre as entidades sancionadas pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login