Conecte Conosco

Centro-Oeste

SLU atrasa pagamento de catadores antes do Natal

Publicado

em

Às vésperas do Natal, cooperativas de catadores de recicláveis do Distrito Federal que possuem contrato com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estão enfrentando atrasos no pagamento referente ao mês de novembro, que deveria ter sido efetuado no início de dezembro.

O grupo formado pelos presidentes das cooperativas e lideranças do SLU apresentou questionamentos e pressões para a quitação dos valores devidos.

Os catadores cobram a liderança das cooperativas porque a quinta-feira é véspera de Natal e eles não dispõem de recursos para celebrar a ceia, declarou a presidente de uma cooperativa que preferiu permanecer anônima.

O repasse que seria feito em novembro, referente a outubro, foi realizado somente no dia 13 de dezembro, com quase um mês de atraso. “O pagamento está demorando e parecem esperar até virar o mês para quitar as pendências”, ressaltou a líder cooperativista.

Ela explicou que, no dia 1º de cada mês, as cooperativas enviam suas prestações de contas regularmente.

De acordo com dados da Agência Brasília, no primeiro trimestre de 2024 o Governo do Distrito Federal (GDF) repassou R$ 19,6 milhões para contratos de coleta seletiva, triagem e comercialização de materiais firmados com as cooperativas por meio do SLU.

Em 2024, o GDF mantinha 42 contratos com 31 organizações, entre as quais 22 atuam na coleta seletiva e 20 na triagem. Essas cooperativas reúnem 1.004 catadores que passaram da informalidade para condições de trabalho dignas, acesso a direitos sociais e redução de riscos à saúde e ao meio ambiente, além de participarem da gestão compartilhada do processo de reciclagem.

Os recursos do GDF ao SLU são distribuídos entre os contratos de coleta seletiva, que envolvem a coleta porta a porta e transporte dos resíduos; contratos de triagem, que dizem respeito à separação e enfardamento dos materiais; e o montante arrecadado com a venda do lixo coletado.

Além disso, o SLU é responsável pelo pagamento da infraestrutura e equipamentos usados pelas cooperativas, incluindo aluguel, maquinário, contas de água e energia, além dos funcionários administrativos.

O posicionamento do SLU

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que os pagamentos às cooperativas estão sendo efetuados normalmente, respeitando os prazos estabelecidos em contrato.

“Esclarecemos que eventuais atrasos podem ocorrer exclusivamente em função da ausência da apresentação de prestação de contas por parte das cooperativas, etapa essencial para a liberação dos pagamentos. Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a eficiência nesse processo”, afirmou o SLU em nota.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados