Conecte Conosco

Economia

Petroleiros rejeitam nova oferta da Petrobras e a paralisação alcança o oitavo dia

Publicado

em

A greve nacional dos empregados da Petrobras continua em vigor, conforme comunicado dos representantes sindicais. A estatal apresentou a quarta contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a qual foi recusada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e pelos sindicatos vinculados a essas organizações, pois não atende completamente às demandas dos trabalhadores ativos e aposentados. A paralisação está no oitavo dia.

A Petrobras e os líderes sindicais se reuniram no domingo, 21. A FUP reconhece que houve “avanços relevantes” nos principais pontos da campanha reivindicatória, porém insiste que a proposta deve ser aplicada em todas as subsidiárias. Também exige que a empresa se comprometa a não descontar os dias de paralisação, que haja igualdade entre os trabalhadores dos terminais de Coari e Urucu, no Amazonas, e que seja assegurada a hospedagem para os trabalhadores offshore. Até o momento, a Petrobras não respondeu a essas solicitações adicionais.

Além disso, foi solicitado à Petrobras que apresente uma carta-compromisso para resolver os Planos de Equacionamento dos Déficits da Petros (PEDs), o fundo previdenciário dos empregados.

A FNP e o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) julgaram os números oferecidos insuficientes, considerando a lucratividade recorde da companhia e os dividendos pagos aos acionistas.

As entidades destacam que a estatal manteve a vigência do acordo em dois anos, com um aumento real de apenas 0,5% na Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR) para 2025 e 2026, além de uma oferta de abono equivalente a 1,6 salários, parcelado para março e setembro de 2026.

Em nota publicada no domingo à noite, a Petrobras comunicou que realizou ajustes na proposta do ACT, “incorporando avanços nas principais demandas sindicais”, porém não detalhou quais foram essas modificações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados