Notícias Recentes
João Campos lidera pesquisa e venceria Raquel Lyra no primeiro turno
De acordo com o levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (22), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece na frente na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026. A pesquisa mostra que João Campos venceria a atual governadora Raquel Lyra (PSD) já na primeira rodada, obtendo 59,7% dos votos válidos, contra 34,9% de sua concorrente.
Os outros candidatos aparecem com percentuais menores: Eduardo Moura (Novo) com 4,4% e Ivan Moraes (PSOL) com 1%. A diferença entre João Campos e Raquel Lyra alcança 25 pontos percentuais, o que equivale a cerca de 1,5 milhão de votos a mais para o prefeito do Recife.
Em um cenário com apenas os dois principais candidatos, João Campos reforça sua vantagem, chegando a 61,9% dos votos válidos, contra 38,1% de Raquel Lyra. Na pesquisa espontânea, onde os eleitores indicam seus preferidos sem opções pré-definidas, João Campos lidera com 23,6% das citações, frente a 17,8% da governadora.
A pesquisa ouviu 1.502 eleitores entre os dias 14 e 18 de dezembro, em 61 municípios de todas as regiões de Pernambuco. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Senado
Na corrida pelas duas cadeiras do Senado por Pernambuco em 2026, o senador Humberto Costa (PT) também lidera os dois principais cenários avaliados. No primeiro, ele obtém 38% das intenções de voto, seguido por Miguel Coelho com 30%.
Na sequência aparecem Gilson Machado com 20,2% e Anderson Ferreira com 19,7%. Outros candidatos incluem Fernando Dueire com 7,5% e Jô Cavalcanti com 4,5%. Votos brancos, nulos ou em nenhum dos nomes mencionados correspondem a 19,9%, enquanto 6,5% dos entrevistados não souberam ou optaram por não responder.
No segundo cenário, Humberto Costa mantém a liderança com 38,5% das intenções de voto, seguido por Eduardo da Fonte com 26,3%, Gilson Machado com 21,4% e Silvio Costa Filho com 18%. Fernando Dueire teve 7,7% e Jô Cavalcanti somou 5,4%. Nesse cenário, os votos brancos, nulos ou em nenhum candidato chegam a 21,5% e 7,1% não souberam ou preferiram não opinar.
O levantamento foi feito por meio de entrevistas pessoais realizadas entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2025, com 1.502 eleitores em 61 municípios do estado. A margem de erro estimada é de mais ou menos 2,6 pontos percentuais.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login