Economia
Recife capacita mais de 6 mil pessoas em cursos gratuitos em 2025
A prefeitura de Recife realizou nesta segunda-feira (22), no Teatro do Parque, localizado no bairro da Boa Vista, a cerimônia de entrega de certificados aos participantes do programa Qualifica Recife 2025. Esse projeto oferece cursos gratuitos de qualificação profissional e empreendedorismo, com o objetivo de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho em diversas áreas, incluindo tecnologia, beleza, culinária, indústria e idiomas.
Durante o evento, 500 alunos representaram os mais de 6 mil participantes certificados ao longo do ano. Agora, esses profissionais estão mais preparados para garantir uma vaga no mercado de trabalho ou aumentar sua renda, após concluírem um dos mais de 70 cursos disponíveis pelo programa.
O prefeito João Campos destacou a importância das escolas profissionalizantes da cidade como um recurso valioso, ressaltando que a qualificação dos cidadãos tem sido prioridade desde o início da atual gestão. Segundo ele, essa dedicação é fundamental para o crescimento econômico de Recife, que é a capital que mais cresceu na região Nordeste. “Para alcançar esse resultado, é preciso formar as pessoas, dar capacidade. A maior força que a gente tem é a nossa gente”, afirmou.
Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Isabella de Roldão, os números refletem o empenho da administração municipal em oferecer uma qualificação que esteja alinhada com as demandas do mercado local, que continua a expandir as oportunidades de emprego. “A combinação entre formação e informação prepara cada vez mais as pessoas para o mercado e para empreender. Este é apenas o começo de muitos sonhos que podem se concretizar”, ressaltou.
Cursos e parcerias
Além das 14 Escolas Profissionalizantes distribuídas em todas as regiões da cidade, alguns cursos foram ministrados nos espaços Desenvolve Recife Centro e Desenvolve Recife Sul. Também houve colaboração das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, ReCentro e do Instituto MeMaker.
Os cursos foram estruturados sob uma nova perspectiva de política de qualificação profissional, que visa elevar a qualidade do ensino e adaptá-lo às necessidades do mercado e dos alunos. Destaca-se a parceria com a startup recifense Quark, que desenvolve habilidades socioemocionais e soft skills, tendo certificado mais de 1,5 mil estudantes no programa.
Uma das beneficiárias é Verônica Sobrinho, biomédica que participou de cursos nas áreas de inglês, elétrica e cabelos. Para 2026, a intenção é aumentar o número de vagas disponíveis. Além disso, os cursos integrarão um novo modelo de formação criado pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, em parceria com a CESAR School, focado em competências verdes, digitais, sociais e empreendedoras, bem como nas relações interpessoais e nas demandas específicas do mercado local.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login