Conecte Conosco

Mundo

Chavistas protestam contra embargo dos EUA à Venezuela usando tema de piratas

Publicado

em

Vestidos de piratas, dezenas de motociclistas percorreram Caracas nesta segunda-feira (22) em um protesto contra a apreensão de navios carregados de petróleo venezuelano pelos Estados Unidos.

Desde 10 de dezembro, os EUA têm confiscado petroleiros como parte de uma grande operação militar no Caribe, ordenada pelo presidente Donald Trump.

A Venezuela classificou essas apreensões como atos de pirataria.

“Saímos para condenar o maior pirata do Caribe”, afirmou à AFP Manuel Rincón, um dos participantes na caravana, que exibia cartazes com mensagens em inglês como “no war, yes peace” e imagens de Trump vestido de pirata.

Luis Rojas, que percorreu cerca de 20 km na caravana de motocicletas, disse: “Eles estão invadindo nosso país, tomando o que é nosso e levando embora. Somos um povo pacífico, porém preparados para defender nossa nação.” Ele também declarou seu apoio ao processo revolucionário e afirmou que ninguém irá expulsá-los.

Vários manifestantes usavam chapéus de pirata — pretos com três pontas dobradas para cima, decorados com caveira branca e ossos cruzados — além de lenços vermelhos na cabeça.

Washington justifica a presença militar no Caribe como parte das operações contra o tráfico de drogas, mas o presidente Nicolás Maduro sustenta que o objetivo é derrubá-lo.

Trump declarou nesta segunda-feira que a melhor escolha para Maduro seria renunciar. “Se ele decidir agir com força, isso será sua última reação”, afirmou o presidente dos EUA com tom ameaçador.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados