Conecte Conosco

Economia

Confiança na construção cai em dezembro ao menor nível desde maio de 2021, afirma FGV

Publicado

em

O Índice de Confiança da Construção (ICST) diminuiu 1,2 ponto em dezembro, chegando a 91,4 pontos, seu menor valor desde maio de 2021, segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) na terça-feira, dia 23. Esse recuo segue um avanço de 1,0 ponto registrado em novembro.

Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV Ibre, explicou que houve uma queda significativa na confiança do setor em dezembro, motivada pelo pior desempenho tanto da condição atual quanto das expectativas para os meses seguintes. Este índice atingiu o menor patamar desde 2021, indicando desafios no setor, apesar do crescimento nos investimentos estimados em infraestrutura e no número de contratações pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Os componentes do índice também sinalizaram esse cenário negativo: o Índice de Situação Atual (ISA-CST) caiu 1,3 ponto, alcançando 91,2 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-CST) recuou 1,2 ponto, ficando em 91,8 pontos. Além disso, o indicador que mensura a situação atual dos negócios diminuiu 1,8 ponto, passando para 91,1 pontos, e o indicador de demanda prevista para os próximos três meses caiu 1,9 ponto, totalizando 92,6 pontos.

Apesar da redução na confiança, o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) subiu 0,9 ponto percentual, alcançando 78,5%. Os componentes relacionados a Mão de Obra e a Máquinas e Equipamentos também cresceram, aumentando respectivamente 0,9 e 0,6 pontos percentuais, chegando a 79,8% e 73,6%.

A pesquisa para esta edição de dezembro de 2025 foi realizada entre os dias 1 e 19, incluindo 731 empresas do setor. A próxima divulgação dos dados está prevista para 27 de janeiro de 2026.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados