Mundo
Greta Thunberg presa em Londres durante protesto pelo Palestine Action
Greta Thunberg, ativista sueca pelo clima, foi presa na terça-feira (23), em Londres, enquanto participava de um protesto para apoiar membros detidos do grupo Palestine Action, conforme divulgaram as organizações Defend Our Juries e Prisoners for Palestine.
Um representante da Defend Our Juries explicou que Greta Thunberg portava um cartaz com os dizeres ‘apoio aos presos do Palestine Action. Sou contra o genocídio’ e foi detida com base nas leis antiterroristas do Reino Unido.
A polícia de Londres confirmou a detenção de uma jovem de 22 anos por exibir cartaz em apoio a uma organização proibida, sem divulgar seu nome.
O protesto ocorreu em solidariedade a oito membros do Palestine Action que estão em greve de fome. O grupo foi classificado como organização terrorista pelo Reino Unido em julho, após atos de vandalismo.
Os militantes, com idades entre 20 e 31 anos, estão detidos aguardando julgamento por ações realizadas em nome do grupo.
Huda Ammori, cofundadora da organização, entrou com recurso para contestar a proibição, contestada por diversas ONGs de direitos humanos, o Conselho da Europa e a ONU.
De acordo com Defend Our Juries, mais de 2.000 pessoas foram presas em vários protestos de apoio ao grupo.
Apoiadores da organização podem enfrentar até seis meses de prisão.
Greta Thunberg é a primeira personalidade de destaque presa nesse cenário. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram-na sentada no chão com o cartaz durante o protesto.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login