Notícias Recentes
Lula nomeia novo ministro do Turismo e busca apoio do Centrão e de Motta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta terça-feira o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, que é filho do deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB). Feliciano assume no lugar de Celso Sabino.
A substituição, anunciada na semana passada por Lula, ocorre após Sabino ser expulso do União Brasil por não seguir a determinação do partido de deixar o cargo no governo.
Fontes no Palácio do Planalto indicam que a indicação de Gustavo Feliciano reflete um acordo do governo com um grupo do União Brasil comprometido em apoiar a reeleição de Lula em 2026. Segundo um membro da executiva da sigla, essa articulação recebeu o aval do presidente do partido, Antônio Rueda, e foi feita por parlamentares mais alinhados ao governo. O União Brasil tem 59 deputados, dos quais cerca de 20 fazem parte desse grupo.
O pai do ministro, Damião Feliciano, é um membro da corrente pró-governo dentro do partido e atua como vice-líder do Planalto na Câmara.
Além disso, uma fonte governista ressalta que prefeitos, ministros e outros membros de segundo escalão devem apoiar Lula nas eleições do próximo ano para reforçar sua base, especialmente contra partidos e candidatos independentes que já se articulam para 2026.
Outro parlamentar presente nas negociações destacou que a escolha de Gustavo Feliciano tem o suporte do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com quem ele mantém uma forte aliança no estado.
Perfil do novo ministro
Gustavo Costa Feliciano é filho da ex-vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, que trocou o PDT pelo União Brasil em 2023, e do deputado federal Damião Feliciano (União-PB).
Ele atuou como secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba no primeiro mandato do governador João Azevêdo, assumindo o cargo logo no início do governo e renunciando em dezembro de 2021. Sua mãe rompeu com Azevêdo e não participou da coalizão que reelegeu o governador em 2022. Antes de ocupar o cargo estadual, Gustavo foi presidente do diretório municipal do PDT na Paraíba, partido que sua família integrava na época.
Natural de Campina Grande, Gustavo é formado em Direito e foi diretor-presidente da União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc). Ele nunca foi eleito para cargo público e mantém um perfil no Instagram com cerca de 3 mil seguidores, cuja última postagem data de 2021.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login