Mundo
Belém celebra Natal com alegria após trégua
Ao som dos tambores, jovens palestinos desfilaram pelas ruas de Belém nesta quarta-feira (24), marcando o primeiro Natal festivo após dois anos dominados pelo conflito em Gaza.
Durante a guerra, iniciada em outubro de 2023 com o ataque do Hamas a Israel, os Natais em Belém, a cidade onde Jesus Cristo nasceu, tiveram um tom sombrio.
Mas nesta quarta-feira as comemorações retornaram com entusiasmo à cidade na Cisjordânia ocupada, beneficiada por uma trégua frágil na Faixa de Gaza, onde milhares vivem em tendas improvisadas enfrentando o inverno.
Cristãos de todas as idades se reuniram na Praça da Manjedoura, alguns observando das varandas da prefeitura.
Centenas participaram do desfile do grupo escoteiro salesiano pela estreita Rua da Estrela. “Você sente que o Natal realmente chegou”, disse Milagros Anstas, 17 anos, vestindo seu uniforme azul e amarelo. “É uma celebração cheia de alegria, pois antes a guerra impedia que comemorássemos”.
Uma grande árvore de Natal com enfeites vermelhos e dourados iluminava ao lado da Igreja da Natividade, templo do século IV erguido sobre a gruta onde se acredita que Jesus nasceu há mais de dois milênios.
Na terça-feira, o papa Leão XIV pediu uma trégua global de um dia para o Natal, renovando o apelo por paz durante o nascimento do Salvador.
Uma Data Muito Especial
A prefeitura de Belém reduziu as celebrações natalinas durante o conflito em Gaza, região costeira palestina separada da Cisjordânia por Israel.
O cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos entre Israel e Hamas desde outubro, suspendeu combates pesados em Gaza, mas muitos ainda enfrentam graves dificuldades após perderem casas e familiares.
O patriarca latino de Jerusalém, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, esteve em Belém para celebrar a tradicional Missa do Galo na Basílica da Natividade.
Ele visitou a devastada Gaza no fim de semana e celebrou uma missa de Natal na paróquia da Sagrada Família, na Cidade de Gaza.
Os moradores de Belém, cuja economia depende majoritariamente do turismo, esperam que as festividades natalinas revitalizem a cidade e atraiam mais visitantes.
Nos últimos meses, peregrinos cristãos lentamente retornam à cidade santa.
“Belém é um local extraordinário”, comentou George Hanna, de Beit Jala. “Precisamos compartilhar essa mensagem com o mundo, pois esta é a verdadeira essência. Além disso, o que seria do Natal sem a celebração?”


Você precisa estar logado para postar um comentário Login