Notícias Recentes
Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra Venezuela
O embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), Sergio Danese, expressou nesta terça-feira (24), durante uma reunião do Conselho de Segurança, sua crítica às medidas militares adotadas pelos Estados Unidos contra a Venezuela.
Segundo o representante brasileiro, tais ações dos norte-americanos configuram violação da Carta das Nações Unidas e, por isso, devem ser interrompidas imediata e incondicionalmente, favorecendo o uso dos meios políticos e jurídicos disponíveis.
Danese ressaltou que o Brasil propõe que ambos os países entrem em um diálogo sincero, conduzido com boa-fé e sem qualquer tipo de pressão. Ele também mencionou que o presidente Lula manifestou a intenção de mediar um acordo entre os EUA e a Venezuela, apoiando quaisquer esforços realizados pelo secretário-geral da ONU nesse sentido.
O embaixador reiterou o desejo da América do Sul de permanecer como uma região pacífica, respeitando o direito internacional e mantendo boas relações entre vizinhos.
Para Danese, evitar um conflito bélico no continente é uma preocupação que vai além dos países da América Latina, pois toda a comunidade global deve estar atenta, já que, em última análise, uma guerra na região poderia gerar impactos no mundo inteiro.
Os Estados Unidos, por diretrizes do então presidente Donald Trump, têm intensificado um bloqueio militar contra a Venezuela, com o objetivo de destituir Nicolás Maduro, a quem acusam de liderar uma organização narcoterrorista. Trump havia ameaçado invadir o território venezuelano nas semanas anteriores.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login