Mundo
Turquia prende 115 suspeitos de ligação com o Estado Islâmico
A Procuradoria de Istambul determinou a prisão de 137 indivíduos suspeitos de integrar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), dos quais 115 foram detidos nesta quinta-feira (25). Eles são investigados por possível envolvimento em ataques durante as comemorações de fim de ano.
De acordo com o comunicado oficial, a ação foi baseada em informações de inteligência que indicavam que o grupo terrorista EI planejava ações violentas nas festas de Natal e Ano Novo.
Na Turquia, operações de prisão são comuns antes das festividades de final de ano, devido à preocupação com a infiltração do grupo jihadista, especialmente considerando que o país faz fronteira de 900 km com a Síria, onde o EI mantém atividade.
Recentemente, o EI foi responsabilizado por um ataque contra cidadãos americanos em Palmira, no centro da Síria, que resultou na morte de dois soldados e um intérprete.
Além disso, os serviços de inteligência turcos anunciaram a captura, em uma região entre o Afeganistão e o Paquistão, de um suposto líder do Estado Islâmico. Mehmet Gören foi conduzido à Turquia e acusado pelo MIT, a agência de inteligência turca, de organizar ataques suicidas contra civis no Afeganistão, Paquistão, Turquia e países europeus.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login