Mundo
Zelensky vai se encontrar em breve com Trump, diz presidente ucraniano
O presidente ucraniano Volodimir Zelensky anunciou nesta sexta-feira (26) que realizará uma reunião em breve com seu colega americano, Donald Trump, como parte dos esforços para tentar resolver o conflito com a Rússia.
“Entramos em acordo para uma reunião de alto nível com o presidente Trump, em breve. Muitos pontos importantes poderão ser decididos antes do Ano Novo”, escreveu Zelensky em suas redes sociais.
O anúncio veio após a última rodada de negociações entre delegações de Washington e Kiev, que resultou em um plano atualizado de 20 pontos para pôr fim à guerra, agora enviado para avaliação em Moscou.
A nova versão da proposta apresentada por Trump sugere o congelamento do conflito e elimina a exigência de que a Ucrânia renuncie formalmente à busca por entrada na Otan, conforme antecipado por Zelensky nesta semana.
No entanto, é pouco provável que Moscou abra mão de suas demandas territoriais, incluindo a retirada total da Ucrânia da região do Donbass.
Além disso, a Rússia mantém como linha vermelha as intenções da Ucrânia de se juntar à Otan.
A Rússia informou que está preparando sua resposta e não comentou os detalhes da versão atualizada do plano.
Na quinta-feira, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que os progressos para encerrar o conflito são lentos, porém constantes.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login