Notícias Recentes
PSOL quer filiar Marina Silva e lançar candidatura ao Senado por SP
O PSOL está na disputa para filiar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ela está prestes a deixar a Rede Sustentabilidade por um conflito interno com a deputada federal Heloísa Helena (RJ). O partido deseja que Marina integre suas fileiras para concorrer ao Senado por São Paulo. Entretanto, o PT e o PSB também disputam a ministra.
Marina Silva já foi filiada a ambos os partidos. Pelo PT, foi senadora pelo Acre e ministra do Meio Ambiente durante os mandatos iniciais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No PSB, disputou a Presidência em 2014, ficando em terceiro lugar, enquanto tentava oficializar a Rede Sustentabilidade junto com a então aliada Heloísa Helena.
Dentro do PSOL, o ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, é um dos responsáveis por aproximar Marina Silva do partido. Já o ex-presidente da sigla, Juliano Medeiros, também atua buscando convencer a ministra a se filiar.
Essa possível filiação faz parte da estratégia do PSOL de ganhar maior destaque em âmbito nacional. O partido planeja apresentar candidatos com reconhecimento para disputar o Senado, como a ex-deputada federal Manuela d’Ávila (RS) e a deputada federal Luizianne Lins (CE).
Na disputa pela Câmara em Pernambuco, o PSOL deve lançar o comunicador Jones Manoel, que tem 2,5 milhões de seguidores nas redes sociais.
No entanto, a indefinição sobre a candidatura ao Senado por São Paulo está paralisando os movimentos eleitorais da ministra Marina Silva. Ela deseja retornar ao Senado após 16 anos e aguarda a definição dos partidos aliados ao governo Lula para os candidatos da base progressista em São Paulo.
Além de Marina, estão cotados para a disputa ao Senado o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Indústria, Geraldo Alckmin (PSB).
Há também a possibilidade de a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), mudar seu domicílio eleitoral para concorrer ao Senado por São Paulo.
Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, realizada entre 29 de novembro e 1º de dezembro, revela que em um cenário com Marina Silva e Fernando Haddad frente a outros candidatos, a ministra aparece em terceiro lugar, empatada pela margem de erro com outros concorrentes. Fernando Haddad e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), lideram a pesquisa, ambos com aproximadamente 19% e 18% respectivamente, enquanto Marina Silva tem 12%, seguida perto por outros dois candidatos com 11% cada.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas, com margem de erro de três pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%.
Em abril deste ano, Marina Silva foi derrotada na eleição interna da Rede Sustentabilidade pelo grupo de Heloísa Helena, quando Paulo Lamac foi eleito porta-voz da legenda. A ala de Marina tentou recorrer judicialmente, mas a liminar foi derrubada pouco antes da votação.
Fontes indicam que com a entrada de Heloísa Helena na Câmara dos Deputados como suplente, a saída de Marina Silva da Rede Sustentabilidade está iminente.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login