Notícias Recentes
PM utiliza 150 drones para vigiar as praias mais cheias de São Paulo no verão
A Polícia Militar (PM) de São Paulo vai usar 150 drones para acompanhar as praias mais movimentadas do litoral paulista durante o período de calor. Essa iniciativa inédita faz parte da Operação Verão, lançada em 20 de dezembro pelo governo do estado para aumentar a segurança no pico da temporada turística.
De acordo com o coordenador operacional da PM, coronel Carlos Henrique Lucena, a tecnologia empregada monitora 16 municípios do litoral sul e norte, incluindo Guarujá, Praia Grande, São Sebastião e Ubatuba.
“Os drones são uma ferramenta estratégica para ampliar a presença das forças de segurança e capturar imagens, integrando o programa Muralha Paulista, que na orla conta com 1,7 mil câmeras de vigilância”, explicou Lucena.
Esses equipamentos são utilizados em áreas previamente estudadas por meio de indicadores criminais e pontos de maior aglomeração, com o objetivo de prevenir delitos e garantir a segurança dos moradores e visitantes durante a alta temporada.
Com as imagens coletadas, a polícia pode cruzar informações utilizando inteligência artificial, reconhecimento facial e leitura de placas, o que eleva a probabilidade de identificação e captura de infratores.
Operação Verão
Na Operação Verão, foram destacados para o litoral paulista 4.097 policiais militares e 436 viaturas, além de helicópteros, jet-skis e motos para cobrir toda a orla. Guarda-vidas também foram reforçados para proteger os banhistas. O investimento total anunciado pelo governo estadual é de R$ 55 milhões.
A frota nas Travessias Litorâneas aumentou de 29 para 40 embarcações, e nas rodovias que cruzam o estado foram mobilizados mais de 1,2 mil agentes e 323 veículos, incluindo guinchos, carros de combate a incêndios e viaturas de suporte.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login