Economia
Confiança da Indústria cresce em dezembro, alcançando 92,9 pontos
Depois de dois meses seguidos de queda, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 3,8 pontos em dezembro, finalizando 2025 com 92,9 pontos, conforme divulgado nesta segunda-feira, 29, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na média móvel trimestral, o índice teve um aumento de 0,8 ponto, atingindo 90,6 pontos.
O Índice de Situação Atual (ISA) do setor subiu 2,8 pontos no mês, fechando o ano em 92,4 pontos. O Índice de Expectativas (IE) cresceu 4,6 pontos, chegando a 93,4 pontos.
Stéfano Pacini, economista do FGV-Ibre, ressaltou que “ainda é cedo para perceber uma mudança no sentimento de pessimismo dos empresários do setor, já que o resultado reflete uma compensação após meses negativos seguidos”.
Segundo Pacini, as empresas ajustaram seus estoques este mês diante de uma melhora pontual da demanda. Ele também destaca que o cenário macroeconômico permanece difícil, com uma política monetária restritiva e sinais de desaceleração na atividade econômica.
O nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) da indústria recuou 0,1 ponto percentual em dezembro, fechando o ano em 79,6%. Esse é o valor mais baixo desde abril de 2021, quando o Nuci estava em 79,2%.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login