Mundo
Teatro de Mariupol volta a funcionar no leste da Ucrânia
O principal teatro de Mariupol, que foi severamente danificado pelos ataques em 2022 e ficou destruído, voltou a abrir suas portas no domingo (28) na região leste da Ucrânia atualmente sob controle russo, conforme informado pelas autoridades locais ligadas a Moscou.
“O teatro dramático russo de Mariupol está novamente aberto ao público”, afirmou Denis Pushilin, líder pró-Rússia da área de Donetsk, da qual Mariupol faz parte, em uma publicação no Telegram.
A Rússia, que mantém uma ofensiva na Ucrânia há quase quatro anos, passou a controlar essa cidade costeira à beira do mar de Azov desde maio de 2022.
Essa conquista foi resultado de um cerco que causou a morte de 22.000 civis, segundo a administração ucraniana de Mariupol no exílio, e deixou 90% das residências destruídas ou danificadas, conforme dados da ONU.
Segundo a Anistia Internacional, o ataque ao teatro em março de 2022, cuja responsabilidade é disputada entre Rússia e Ucrânia, resultou em pelo menos doze mortes.
A reconstrução do teatro levou três anos, recuperando sua aparência original, com uma fachada decorada por esculturas, e agora conta com equipamentos modernos de alta tecnologia, conforme explicado por Pushilin.
“O teatro ressurgiu apesar das adversidades”, comemorou a emissora estatal russa Pervy Kanal ao mostrar imagens do prédio com suas escadarias, colunas de mármore e um enorme lustre de cristal de 2,5 toneladas na grande sala com capacidade para 500 espectadores.
Durante a cerimônia de reinauguração, artistas de Mariupol e de São Petersburgo, cidade que contribuiu para a restauração do teatro, se apresentaram no palco.
Em setembro de 2022, a Rússia anunciou a incorporação oficial das regiões de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson, embora não exerça controle total sobre essas áreas.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login