Economia
Centro de Formação de Educação será criado na antiga Fábrica Tacaruna
O Governo de Pernambuco anunciou um investimento para restaurar e revitalizar a antiga Fábrica Tacaruna, que será convertida no Centro de Formação de Profissionais da Educação de Pernambuco (Ceforpe).
O novo centro terá como objetivo capacitar, tanto de forma inicial quanto contínua, os profissionais da área da educação. Além disso, o prédio, que possui valor histórico para o estado de Pernambuco, será preservado durante as obras.
O processo para contratar a empresa responsável pelas reformas já iniciou, com o edital publicado no Diário Oficial na última terça-feira (23).
Com uma área superior a 6 mil metros quadrados, o Ceforpe contará com nove salas de aula, seis laboratórios básicos (química, física, matemática, biologia, informática e robótica), seis laboratórios especializados (língua brasileira de sinais, educomunicação, maker, teatro e corporal, música e línguas), um laboratório multiuso, duas salas de recursos pedagógicos, biblioteca, três estúdios de TV, uma mini gráfica, uma rádio escola e um espaço de convivência aberto à comunidade.
Gilson Monteiro, secretário de Educação, ressaltou: “Entregaremos um prédio com excelente estrutura e capacidade para receber todos os profissionais da Rede Estadual que participam das formações.”
O projeto contou com o suporte da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria Estadual de Educação (SEE) e da Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) para assegurar soluções arquitetônicas que respeitam a preservação do patrimônio.
Renata Borba, presidente da Fundarpe, comentou: “A Fábrica Tacaruna é um marco cultural entre Recife e Olinda. Restaurar esse espaço é ressignificar sua importância, tornando-o um local ativo para a difusão e multiplicação do conhecimento.”
Está previsto no projeto a conservação das fachadas e das paredes internas que ainda existem, além da adição de uma estrutura contemporânea independente, sem alterar as alvenarias originais. A intenção é manter a integridade e organização dos andares.
A fiscalização da obra ficará sob responsabilidade da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo para finalização é de 18 meses a partir da autorização de início dos trabalhos.
Sobre o patrimônio histórico, a Fábrica Tacaruna foi inaugurada em 1895 e encerrou suas atividades têxteis em 1922. Desde 1994, possui tombamento estadual e está incluída na Zona Especial de Preservação Histórica no âmbito municipal. Dentre as estruturas originais preservadas estão as fachadas históricas e a antiga chaminé.
Estas informações foram fornecidas pela assessoria.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login