Mundo
Putin diz que tropas russas avançam com segurança na Ucrânia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta segunda-feira (29) que as forças russas estão progredindo com segurança ao longo de toda a linha de frente na Ucrânia, especialmente nas regiões de Donbass, Zaporizhzhia e Kherson.
As tropas estão avançando com segurança, abrindo brechas nas defesas inimigas. As unidades das Forças Armadas da Ucrânia estão recuando em diversos pontos ao longo da linha de contato, afirmou Putin durante uma reunião sobre a situação na frente ucraniana, transmitida pela televisão.
O presidente russo destacou que a conquista de territórios no Donbass (leste) e nas regiões de Zaporizhzhia e Kherson está ocorrendo conforme o planejado.
Após um encontro recente em Mar-a-Lago, residência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Flórida, o americano mostrou-se esperançoso, embora cauteloso, com a possibilidade de um acordo próximo que possa encerrar o conflito, considerado o mais letal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou também que o governo russo concorda com Trump sobre o fato de que as negociações para o fim do conflito, intensificadas desde novembro, estão entrando em sua fase final.
Em Kiev, o presidente Volodimir Zelensky informou que o governo dos EUA ofereceu garantias de segurança sólidas para a Ucrânia por um período de 15 anos, com possibilidade de prorrogação. Além disso, mencionou ter solicitado a Trump um prazo ainda maior durante seu encontro na Flórida.
Segundo Zelensky, essas garantias são essenciais para pausar a lei marcial em vigor na Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login