Mundo
Hamas reafirma que não desistirá das suas armas
O porta-voz das Brigadas Ezzedine Al-Qassam, braço armado do movimento islamista palestino Hamas, declarou nesta segunda-feira (29) que o grupo não pretende renunciar ao seu arsenal. Este pronunciamento ocorre antes da reunião entre Donald Trump e Benjamin Netanyahu nos Estados Unidos, onde será discutido o futuro da Faixa de Gaza.
Washington, junto a mediadores regionais, tenta acelerar a segunda fase do delicado cessar-fogo entre Israel e Hamas, vigente desde outubro.
As Brigadas Ezzedine Al-Qassam também confirmaram o falecimento de seu porta-voz anterior, Abu Obeida, cuja morte havia sido divulgada por Israel em agosto.
“Nossa população está se protegendo e continuará armada enquanto a ocupação israelense persistir. Não vamos capitular, mesmo que tenhamos que lutar com todas as nossas forças”, afirmou o novo porta-voz, que adotou o nome de guerra do seu predecessor falecido, em um vídeo publicado no Telegram.
O desarmamento do Hamas é um ponto central nas conversações entre Trump e Netanyahu, porém a proposta foi rejeitada pelo grupo, que sugeriu recentemente a ideia de um congelamento ou armazenamento das armas, colocando a responsabilidade sobre Israel.
“Exortamos todas as partes envolvidas a focarem na desativação das armas letais da ocupação, que têm sido utilizadas para eliminar nossa população”, declarou o porta-voz nesta segunda-feira.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login