Mundo
Morre ex-primeira-ministra de Bangladesh aos 80 anos
Khaleda Zia, que foi a primeira mulher a liderar Bangladesh como primeira-ministra, faleceu nesta terça-feira, 30, aos 80 anos, em um hospital na capital Daca. A notícia foi divulgada pelo Partido Nacionalista de Bangladesh, do qual Khaleda era presidente, por meio de um comunicado nas redes sociais. A causa do falecimento não foi revelada.
Khaleda Zia era herdeira política de seu marido, o militar Ziaur Rahman, considerado quem ajudou a instaurar a democracia no país, mas que foi assassinado em um golpe militar em 1981. Ela assumiu o cargo pela primeira vez em 1991. Em 1996, foi reeleita, porém permaneceu apenas 12 dias no posto.
Retornou ao poder em 2001, liderando um governo em parceria com o principal partido islâmico, o Jamaat-e-Islami. Era conhecida por discursos críticos à Índia e por sua simpatia pelo Paquistão.
Khaleda Zia foi sucedida por sua rival política, Sheikh Hasina, filha do primeiro presidente de Bangladesh. Sheikh Hasina governou por 15 anos até ser deposta em uma revolta popular em agosto de 2024, quando fugiu do país.
Em janeiro deste ano, a Suprema Corte do país absolveu Khaleda Zia de todas as acusações de corrupção, que segundo ela eram motivadas politicamente. Isso a tornou elegível para concorrer nas eleições gerais previstas para fevereiro de 2026.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login